Ortodontia
O tratamento ortodôntico corrige o posicionamento dos dentes, proporcionando beneficios na mastigação, higiene e estética do paciente.

A partir de quantos anos a criança deve ser avaliada ortodonticamente?
A idade ideal para fazer a primeira consulta com o ortodontista é no início da troca da dentição, que geralmente ocorre em torno dos 6/7 anos.
Quanto antes os problemas forem identificados, melhores serão os resultados em termos de oclusão, crescimento e harmonia facial.
Nesta fase, deve-se: colocação da língua e dos lábios entre os dentes; fazer gerenciamento de dentes não irrompidos e avaliação de espaço para erupção dos demais dentes permanentes; realizar manutenção de espaço após a perda precoce de dentes decíduos (“de leite”).
De uma maneira gral, em uma avaliação inicial faz-se o diagnóstico do tipo de crescimento e desenvolvimento da criança: se eu queixo está crescendo mais ou menos do que o ideal, se sua mordida está correta ou torta, se seus dentes superiores estão muito para frente ou passando por trás dos inferiores.
Casos específicos como mordida cruzada anterior, em que o queixo é mais para frente, podem ser interceptados ainda antes dessa idade para não prejudicar o crescimento e desenvolvimento da face da criança.

Quanto aos adultos, estes podem iniciar o tratamento ortodôntico em qualquer idade.
A Ortodontia atual pode ser realizada com aparelhos fixos ou alinhadores invisíveis. Todos os tipos de aparelho proporcionam um resultado eficaz, tendo variações para diferentes exigências estéticas.
Os modelos de aparelhos fixos estéticos são os de porcelana e porcelana monocristalina (também conhecidos como Safira)
Além do fato dos bráquetes de Safira serem mais translúcidos comparados aos de porcelana, eles também têm tamanhos reduzidos e espessura menor, tudo para que ele fique mais discreto no seu sorriso. Outro fator que deve ser levado em consideração é que os bráquetes de Safira também são mais resistentes do que os bráquetes de porcelana.


Além dos aparelhos fixos convencionais trabalhamos também com aparelhos fixos autoligados.
Preferimos os autoligados para pacientes que vêm com menos frequência ao consultório pois eles não têm “borrachas” que precisam ser trocadas aproximadamente a cada 4 semanas. Temos aparelhos autoligados de inox e estéticos. Por não utilizarem borrachas se tornam mais estéticos, já que as borrachas podem sofrer pigmentações acordo com o alimento consumido.
